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Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em todo o mercado e no Agro não seria diferente. Segundo dados da Statista, em 2023, o valor da IA no mercado global de agricultura foi de cerca de 1,7 bilhão de dólares e a previsão é de que esse número chegue a aproximadamente 4,7 bilhões de dólares até 2028. No cenário brasileiro, a ferramenta tem sido essencial para a transição da Agricultura 4.0 para a 5.0, que engloba as tecnologias mais avançadas do mercado.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial tem despontado como um elemento chave na otimização das atividades rurais, oferecendo possibilidades consideráveis para melhorar a eficiência agrícola e abordar desafios significativos dentro do setor, como explica o especialista em IA e Founder da Yaak Ventures, Thiago Yaak. 

“ Através da análise aprofundada de dados provenientes de imagens de satélite, dispositivos sensoriais e outras fontes digitais, a Inteligência Artificial preditiva, como é chamada, capacita os produtores a antecipa, com maior precisão, questões relacionadas à saúde das plantações, tendências de mercado e adversidades climáticas, promovendo uma gestão mais acurada e planejada e contribuindo para a sustentabilidade através do uso mais criterioso dos recursos”.

IA na Comunicação
Além disso, a Inteligência Artificial também encontra aplicação na hora de potencializar a forma como o Marketing Agro atua e muitas agências de comunicação já têm apresentado soluções a partir de IA para os seus clientes. Prova disso é que, de acordo com dados da uma pesquisa realizada pelo Canva, uma plataforma de design gráfico,  97% dos líderes globais do Marketing e criação consideram a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) como um recurso essencial para eliminar trabalhos repetitivos. 

Segundo Thiago Yaak, dentre as ferramentas de GenAI (Inteligência Artificial Generativa) utilizadas pelo mercado, destacam-se o Midjourney, o Dall-e 2 e o conhecido ChatGPT, que podem auxiliar na produção de imagens de alta qualidade. “Além disso, os olhares da comunicação também passaram a avaliar as possibilidades apresentadas pela Sora, um modelo de IA da OpenAI capaz de criar vídeos realistas de até 60 segundos a partir de comandos de texto, com cenas detalhadas, movimento de câmera complexo e personagens”, conta.

Olhar humano
Entretanto, Yaak ressalta que todo o trabalho realizado pela ferramenta deve ser analisado minuciosamente pelo time de comunicação, de modo a garantir a originalidade e evitar a reprodução de preconceitos, estereótipos, imagens do imaginário e a cópia de outros trabalhos que podem estar contidos nos bancos de dados que alimentam a tecnologia.

O especialista também chama a atenção para a representatividade correta do clima, tipos de animais e culturas presentes no solo brasileiro. “Ainda é muito comum a predominância de imagens e referências estrangeiras nos bancos de dados. Por isso, é sempre importante que o profissional acompanhe de perto as produções e se questione se o que foi produzido faz sentido para aqueles com quem ele deseja se comunicar”, ressalta Yaak.

Fonte: Bianca Bernardes | Vira Comunicação